x 

SORTES DE SANTO ANTÓNIO

Além de atender a pedidos e conceder graças, Santo António também ajuda a ver o futuro. As sortes de Santo António devem ser feitas na véspera da sua festa, no dia 12 de Junho, à meia-noite. Nas regiões onde as tradições religiosa e popular ainda são seguidas, essa noite é bem animada, pois as famílias estão a terminar de rezar a trezena e, por isso, as cozinhas estão cheias de pessoas que se esforçam para aprontar os comes e bebes para a festa do dia seguinte. É nesse clima que, pouco antes da meia-noite, os jovens se reúnem para fazer as sortes de Santo António. Geralmente, ao mentalizar o pedido feito ao Santo, a pessoa faz uma oração rápida, que encontrará na primeira parte desta obra.


Para ver a inicial do nome do futuro marido ou mulher

Esta sorte deve ser feita em algum lugar onde os preparativos da festa sejam realizados ao ar livre e, à noite, os grupos se reunam à luz de fogueiras.
Para fazer a sorte, providencie com antecedência um pedaço de pano claro, bem limpo; leve-o consigo no dia 12, à noite. Quando chegar à meia-noite, dê três voltas em torno da fogueira, pedindo a Santo António que lhe mostre a inicial do nome de seu futuro amor. Em seguida, tire um carvão da fogueira, embrulhe no pano e deixe num lugar fora de casa, ao sereno. No dia seguinte, assim que acordar, pegue o pano, desembrulhe e observe as marcas deixadas pelo carvão.

Outra simpatia para ver a inicial do nome do futuro marido ou mulher

Para fazer esta sorte, você precisará passar a véspera da festa de Santo António num lugar onde haja uma bananeira. Isto pode parecer impossível para quem mora, em apartamento, numa grande cidade; mas não é tão difícil assim. Nos subúrbios, onde ainda existem residências com quintais, muitas pessoas plan­tam pelo menos um pezinho de bananeira em casa; além disso, variedades de bananeiras de pequeno porte são plantadas em vasos e usadas na decoração.
No dia 12 de Junho, providencie uma faca virgem (que nunca tenha sido usada). Quando chegar à meia-noite, discretamente, vá até um arbusto  e enfie a faca de modo que a lâmina fique em posição horizontal no seu tronco, pedindo a Santo António que lhe mostre a inicial do nome de seu futuro amor. No dia seguinte, bem cedo, recolha a faca e observe as marcas feitas na lâmina pela seiva da bananeira.

Para sonhar com o futuro marido ou noiva

No dia 12 de Junho, providencie três rosas vermelhas. Coloque-as, durante o dia todo, junto à imagem de Santo António, junto a uma vela acesa. Na hora de dormir, limpe-as de espinhos, folhas e hastes; coloque-as debaixo do travesseiro e reze a Santo António, pedindo-lhe que lhe mostre em sonhos o seu futuro amor. Logo que acordar, no dia seguinte, procure lembrar‑se do que sonhou.


Mais uma simpatia para ver a inicial do nome do futuro marido ou mulher

No dia 12 de Junho, providencie um prato novo (não precisa ser grande), uma vela comum e fósforos. Quando chegar à meia-noite, encha o prato com água e coloque-o em cima da mesa. Acenda a vela e peça a Santo António que lhe mostre a inicial do nome de seu futuro amor. A seguir, segure a vela inclinada por cima da água e deixe que a cera vá pingando ao acaso. Aos poucos, os pingos se unirão e formarão uma letra. Não tente forçar a formação de uma letra específica; deixe que a cera se junte espontaneamente.


Para saber com quem vai casar

Faça esta sorte se você se interessa por alguém do seu conhecimento, mas não tem certeza a respeito do futuro de seu relacionamento com ele.
No dia 12 de Junho, providencie quatro pires ou tigelinhas e quatro pedaços de papel. Em três dos papéis escreva os nomes das pessoas por quem está interessado; deixe o quarto papel em branco. Dobre bem os quatro papéis, coloque-os sobre a mesa e cubra cada um com uma tigelinha. Com os olhos fechados, movimente ao acaso as tigelinhas sobre a mesa, rapidamente e várias vezes, mudando as suas posições.
Abra os olhos, peça a Santo António que lhe mostre o seu futuro amor e logo depois levante uma das tigelinhas ao acaso. Abra o papel que está por baixo; se for o papel em branco, nenhuma dessas três pessoas está no seu futuro.


Para ver o seu futuro para o próximo ano

No dia 12 de Junho, à meia-noite, providencie seis pratinhos, uma flor, um terço e um pouco de água. Coloque a flor dentro de um dos pratos, o terço noutro e a água num terceiro; coloque esses três pratos sobre a mesa e tape cada um deles com um dos pratos restantes. Feche os olhos e movimente os pratos ao acaso, até não saber mais onde está cada objecto. Faça esses movimentos com calma e com cuidado, para não destapar os pratos, nem sentir seu conteúdo. Abra os olhos e peça a Santo António que mostre o seu futuro; destape um dos pratinhos ao acaso e veja o que tem dentro: a água significa viagem; a flor anuncia casamento e o terço indica interesses espirituais.

Outra simpatia para ver o seu futuro para o próximo ano

No dia 12 de Junho providencie um copo incolor, novo, e um ovo fresco. À meia-noite, encha o copo com água; quebre o ovo com cuidado, para que a gema não arrebente, e deixe somente a clara escorrer para dentro da água. Enquanto isso, peça a Santo António que mostre o seu futuro. Deixe o copo passar a noite ao relento, numa janela aberta, numa área ou varanda. No dia seguinte, bem cedo, vá ver a figura que a clara formou ao espalhar-se na água. Se a figura se parece com as velas de um barco, indica viagem; se parece um véu, anuncia casamento; se lembra as torres de uma igreja, sugere interesses espirituais; se parece uma cruz ou um caixão, alerta para perigo ou doença.


Para saber quantos anos faltam para se casar

Para fazer esta sorte, as jovens geralmente pedem emprestada a aliança da mãe ou de outra pessoa casada. Também serão necessários um copo e um fio de linha.
À meia-noite do dia 12 de Junho, amarre a aliança numa das pontas da linha. Ponha o copo sobre a mesa. Segure a linha pela outra ponta, de modo que a aliança fique pendurada dentro do copo. Pergunte a Santo António quantos anos faltam para se casar e conte quantas vezes a aliança bate nas paredes do copo.

Mais uma simpatia para ver o seu futuro para o próximo ano

Para fazer esta sorte, você precisará de um espelho pequeno, dos que são levados na bolsa. Providencie também uma vela comum e fósforos.
À meia-noite do dia 12 de Junho, vá para um lugar sossegado e mais ou menos escuro, levando esses objectos. Acenda a vela; segure-a numa das mãos e pegue o espelho com a outra. Peça a Santo António que lhe mostre o seu futuro e fique olhando para o espelho, até ver alguma imagem. Você pode ver um rosto, que pertencerá ao seu futuro amor; ou pode ver um navio, que significa viagem; uma igreja, que indica vida espiritual; ou um caixão, que sugere perigo.


Para saber a situação financeira do futuro marido ou mulher

Esta sorte está mais ligada aos interesses das moças nas sociedades tradicionais, onde as mulheres cuidam da casa e dependem do marido para terem maior ou menor bem-estar no dia-a-dia Hoje em dia, entretanto, como mulheres e homens tendem a colaborar igualmente para o sustento da família, o assunto pode interessar também aos rapazes.
Para fazer a sorte, providencie três grãos de feijão. À meia-noite do dia 12 de Junho, descasque inteiramente um dos grãos; descasque o outro pela metade e deixe o terceiro com a casca inteira. Coloque os três feijões debaixo do travesseiro, pedindo a Santo António que lhe mostre como será o seu futuro amor. No dia seguinte, ao acordar, enfie a mão debaixo do travesseiro, sem olhar, e pegue um dos grãos ao acaso. Se for o totalmente descascado, o seu amor será pobre; se for o que tem metade da casca, ele terá uma situação mediana; se for o grão inteiro, ele será rico.


Para saber a idade do futuro marido ou mulher

No dia 12 de Junho, providencie meia dúzia de limões bem verdes e meia dúzia de limões bem maduros. Não importa o tamanho das frutas; o importante é que sejam todos mais ou menos iguais, para não poderem ser diferenciados pelo tacto, e que tenham a cor nitidamente diferente (os verdes bem verdes, os maduros bem amarelados).
Coloque os limões dentro de um cesto ou de uma tigela que não seja transparente; cubra com um pano e misture-os bem. À meia-noite, peça a Santo António que lhe mostre como será o seu amor e, sem olhar, tire um limão da tigela. Se for um limão verde, a pessoa será jovem; se for maduro, será mais velha.


Para saber com quem se vai casar

No dia 12 de Junho, providencie quatro den­tes de alho, bem saudáveis e íntegros (com a casca). Precisará também de um vasinho com terra e quatro pedaços de papel limpo.
À meia-noite, escreva em cada um dos três papéis o nome de uma pessoa por quem você se interessa, deixando um dos papéis em branco. Embrulhe cada dente de alho num dos papéis, sem apertar, e plante os quatro no vaso. Peça a Santo António que lhe mostre o seu futuro amor.
Nos próximos dias, cuide normalmente do vaso, até que um dos dentes brote. Desenterre-o, então, e verifique qual é o nome que está escrito no papel que o embrulhava. Se o papel estiver em branco, nenhuma daquelas pessoas está no seu futuro.


Outra simpatia para saber com quem se vai casar

Para fazer esta sorte, providencie um prato grande comum e papel. No dia 12 de Junho, corte vários pedaços de papel e escreva em cada um o nome de uma pessoa por quem você se interessa. Você pode fazer quantos papéis quiser; mas corte um papel adicio­nal, que ficará em branco.
À meia-noite, dobre todos os papéis e arrume-os dentro do prato, de modo que nenhum fique por cima do outro. Enquanto faz isso, peça a Santo António que lhe mostre o nome do seu futuro amor. Deixe o prato passar a noite no sereno, numa janela, área ou varanda. Na manhã seguinte, verifique qual dos papéis está mais aberto; leia o nome escrito nele. Se for o papel em branco, nenhuma daquelas pessoas estará no seu futuro.

Para fazer esta simpatia, você precisará conseguir 13 flores brancas, mas não todas de uma só vez, você precisará de uma a cada dia. Providencie também uma folha de papel comum, branco, para escrever.
Comece a simpatia numa terça-feira. Escreva seu pedido no papel e coloque-o junto à imagem de Santo António de seu oratório particular. Reze o responsório (que encontra neste livro na secção de orações) e coloque uma flor branca sobre o papel. No dia seguinte, reze novamente o responsório e coloque a segunda flor, repetindo seu pedido ao Santo. Repita o procedimento durante um total de 13 dias; no último dia, você terá colocado sobre o papel 13 flores. Na terça-feira seguinte, embrulhe as flores no papel e leve o embrulho a uma igreja, colocando-o junto à imagem de Santo António. Reze um Pai Nosso e uma Avé Maria, oferecendo ao Santo.

Simpatia para ter força e coragem

Faça esta simpatia se está precisar ter mais vigor físico, energia, iniciativa e coragem. Para realizá-la, precisa obter uma imagem pequenina de Santo António. O importante é que a imagem ou medalha seja benta e que possa ser pendurada numa fita ou correntinha.
Realize a simpatia numa terça-feira, vá à igreja e leve essa imagem pequena. Diante da imagem grande de Santo António, segure o santinho e reze um Pai Nosso, uma Avé Maria e um Glória ao Pai, oferecendo ao Santo. A seguir, faça seu pedido. Existe uma oração tradicional usada nesta simpatia:

“Santo António de Lisboa,
Santo António de nó de pinho,
Dai-me força no meu corpo,
Como o porco tem no focinho.”

Pendure o santinho no pescoço e use-o sempre.

Simpatia para encontrar coisas perdidas

Santo António já ajudou muitas pessoas a encontrar objectos perdidos. Entre os inúmeros relatos desses milagres, a promessa feita com mais frequência, e que parece ser a que mais agrada ao Santo, é a de auxiliar os pobres. Desde os primeiros tempos do seu culto, Santo António está estreitamente ligado ao alívio da fome; por isso, quem lhe pede milagres, costuma prometer participar da doação do pão dos pobres, existente em todas as igrejas onde há a devoção a Santo António.
Se quiser fazer esta simpatia, vá a uma igreja onde exista uma caixa de donativos para o pão dos pobres, levando um donativo em dinheiro. Enquanto coloca o dinheiro na caixa, peça a Santo António:

“Poderoso Santo António, dou-lhe este donativo para encontrar... (diga o que quer encontrar).”

Reze um Pai Nosso, uma Avé Maria e uma Glória ao Pai diante da imagem de Santo António.
Chegando a casa, encha uma bacia com água e olhe para dentro dela. Santo António lhe fará ver o objecto, se foi perdido; ou o ladrão, se foi roubado.

Simpatia da fita de Santo António

Esta simpatia é usada para fazer qualquer pedido ao Santo. Pode ser feita na imagem que tem em casa ou na de uma igreja. Para realizá-la; compre uma peça de fita azul-real (a cor da fita de Santo António), com um comprimento tal que possa dar umas duas voltas em torno dos pés da imagem do Santo da sua casa ou da igreja.
Quando desejar fazer um pedido ao santo, reze diante da sua imagem, levando a fita consigo. Reze um Pai Nosso; uma Avé Maria e um Glória ao Pai, oferecendo a Santo António. Em seguida, amarre a fita em torno dos pés da imagem, enquanto faz seu pedido. Se tiver feito a simpatia na imagem que tem em casa, deixe a fita lá até ser atendido. Depois, retire-a e guarde para quando quiser fazer outro pedido.

Contactos

(+351) 21 136 58 60 
«Chamada para a rede fixa nacional»

(+351) 91 009 91 91 • 91 891 09 44 
«Chamada para rede móvel nacional»

http://www.tendadaalma.com

E-mail: geral@tendadaalma.com