x 

Estrela de Cinco Pontas (pentagrama): Identificação de uma Feiticeira

A/o leitor/a alguma vez perguntou a si mesma/o por que motivo se usa a expressão «cinco estrelas» para classificar algo que tem uma qualidade inigualável?... Ou a razão por detrás de os ídolos do cinema, teatro e televisão serem chamados de «estrelas»? E já reparou que na grande maioria dos casos as estrelas que adornam os méritos e destaques têm quase sempre 5 pontas?... Ora bem, atrás de um ícone tão comum existe, afinal, um historial antigo e cheio de mistérios.
A estrela de 5 pontas é um símbolo de origem milenar, sempre presente para demonstrar garra e luta, capacidade de decisão, honra, coragem, disposição para a batalha, expressão de vitória e de conquista. Este símbolo reúne entre os seus mais importantes significados os atributos positivos do planeta Marte, sendo a sua utilização em magia bastante antiga. Todos sabemos que as estrelas, tal como representadas na iconografia, são representações do céu, das alturas, da astronomia, enfim, exortam o imaginário popular a olhar para cima e a buscar algum significado, a tentar transcender o quotidiano.
As 5 pontas representam Ar, Fogo, Água, Terra e Espírito. Os antigos Chineses acreditavam que existiam 5 elementos (madeira, fogo, terra, metal e água), 5 planetas, 5 estações, 5 sentidos, bem como 5 cores primárias, sons e sabores. A concessão de uma estrela de 5 pontas é o mesmo do que colocar o indivíduo entre os deuses ou entre os grandes de uma cultura pelos seus actos de coragem. Traz consigo a ideia de actos de heroísmo conducentes ao alcance da graça de habitar um mundo de bem-aventurados, seja o Olimpo dos gregos ou o paraíso do pensamento medieval, associado ao céu.
Hoje o símbolo da estrela de 5 pontas tornou-se o elemento decorativo mais comum em festas e cerimónias. Traz consigo a ideia da necessidade humana de se ligar a mundos superiores através de uma atitude considerada socialmente como honrada, nobre e digna de comemoração como uma vitória sobre todas as vicissitudes.
A sua relação com o planeta Marte tem a ver com o sistema cabalístico. Marte é a divindade guerreira sempre localizada, numa hierarquia de 10 potências, na quinta posição. Observando a partir da Terra, se contarmos a partir do Sol em ordem de distanciamento, a posição dos planetas fica assim ordenada: Sol, Mercúrio, Vénus, Lua (não contamos a Terra, pois ela é o nosso ponto de observação) e Marte. A estrela de 5 pontas também representa a quinta essência, a união dos 4 elementos, Fogo, Terra, Ar e Água através de um quinto que os funde e lhes confere funcionalidade. É símbolo do ser humano, mentor da matéria e representante do divino no mundo.
Nas teorias pagãs, esta representação é feita com um círculo à sua volta. Esse círculo simboliza o útero da Deusa. Isto tem também um paralelismo com a ideia de união do ser humano com a divindade. Mas a estrela de 5 pontas também activa o imaginário popular no sentido negativo, quando se lhe atribui uma conotação demoníaca, especialmente quando é representada com a ponta para baixo ou junto à cabeça de um bode. A figura é, pois, símbolo do bem e do mal, consoante a forma como é colocada.
A configuração da estrela de 5 pontas em posições distintas trouxe-lhe vários conceitos simbólicos, que foram sendo associados a conceitos de magia branca ou magia negra. No entanto, a geometria do pentagrama e as suas associações metafísicas foram exploradas ao longo dos tempos e consideradas como um emblema de perfeição, um símbolo relacionado com a magia e os mistérios do infinito, a representação da verdade, do misticismo religioso e do trabalho do Criador.
Por isso, ainda hoje é usada como selo e amuleto que desenvolve a ousadia, o espírito de aventura e conquista e que, com todo o seu esplendor, se projecta nos mundos que nela estão representados por uma quinta essência triunfante.

Contactos

(+351) 21 136 58 60 
«Chamada para a rede fixa nacional»

(+351) 91 009 91 91 • 91 891 09 44 
«Chamada para rede móvel nacional»

http://www.tendadaalma.com

E-mail: geral@tendadaalma.com